terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Holanda na 2ª Guerra Mundial

Ainda era pequenina quando ouvia a minha avó paterna contar várias histórias da sua infância. Histórias essas relacionadas com a 2ª Guerra Mundial. A minha avó era holandesa, e quando se iniciou a guerra tinha 10 anos e morava Harlingen, com a sua família.
Nunca me esquecerei da tristeza da minha avó ao contar que na altura, a família de uma das suas melhores amigas era judia, sendo que logo que se iniciou a guerra os meus bisavós, explicaram à minha avó que seria melhor encontrar outra amiga, ela com 10 não percebeu a razão de tanta insistência, mas a verdade é que poucos meses após o inicio da guerra, a menina e os seus irmãos deixaram de vir á escola,tinham sido capturados pelos alemães, e sido enviados para um campo de concentração, onde vieram todos a morrer .Visto que a Holanda foi um dos países ocupados pelos alemães, lembro me também da minha avó contar que um grande grupo de soldados canadianos se encontravam acampados num descampado ao lado de sua casa, assim sendo muitas foram as relações que se foram desenvolvendo entre os soldados canadianos e os holandeses, a minha avó contava ainda que a filha de uma das suas empregadas se casou com um soldado canadiano, dando esse mesmo soldado chocolates à minha avó e às suas irmãs (minha tias avós) para que estas não contassem a ninguém da relação da rapariga e do soldado.
A minha avó sempre refilou comigo e com a minha irmã quando nós dizíamos que os nossos pais não nos davam liberdade nenhuma, afirmando que nós não fazemos ideia do que é não ter liberdade, dizendo que quando tinha a nossa idade, ela sim, não tinha liberdade, visto que as crianças e adolescentes era super controlados e vigiados pelas famílias para que não fossem apanhados pela autoridades alemãs, contando ainda, que apesar de não se lembrar exactamente da hora, nunca esqueceu o som da sirene que tocava ao inicio da noite. A sirene indicava que a partir daquele segundo eram proibidas as saídas, sendo a população obrigada a ficar em casa, ou onde quer que estivesse. Compreende se assim o que queria a minha avó dizer com aquele comentário.
Estas são de facto histórias todas elas vividas pela minha avó, e agora contadas por mim.
Vera Fijan

1 comentário:

  1. A minha avó "emprestada" também tinha conversas dessas comigo, mas ela estava mesmo na Alemnha. Historias de vida que nos ensinam muito!

    Liliana

    ResponderEliminar