segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Abstraccionismo


Uma forma de arte, simultaneamente, simples e complexa.
A regra da pintura abstraccionista é não haver regra, o pintor pinta, e sente o que pinta, mas cada um que observa a obra sente algo diferente.
É uma arte profunda, apesar de abstracta. Mostra-nos algo nunca antes visto, porque não retrata o real, apenas transmite emoções e nuca realidades. Por isso nunca se apresenta com uma forma estática.
Visto que é, fundamentalmente, emocional podemos observar uma pintura, abstracta de diferentes perspectivas. Se olhar, atentamente, para um quadro abstracto durante uma hora é provável que descubra várias perspectivas, e cada uma delas desperta um sentimento novo em si.
O abstraccionismo é uma das correntes artísticas que mais emoções tenta (e consegue) despontar em quem está a observar, e na verdade o artista não se preocupa com o que os observadores vão sentir quando apreciarem a obra, preocupam-se apenas em fazê-los sentir, o que torna a apreciação víciante.
Observar o abstraccionismo é uma arte, não tão grande como pintar o abstracto, mas não deixa de ser uma arte. A arte de sentir.
Liliana Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário